terça-feira, 19 de maio de 2015

Brasão da Família Alves e da Família Alvares

O sobrenome Alves também chamado de Alvares é patronímico e está relacionado ao nome Álvaro, os filhos de homens chamados Álvaro adotaram Alves, desta forma existem várias famílias Alves sem nenhum laço de sangue entre si.
O nome Álvaro é de origem nórdica e chegou a Península Ibérica através dos Visigodos, não se sabe ao certo seu significado, porém o mais aceito é que venha das antigas línguas germânicas adaptado no visigótico Alewar, sendo Al tudo e War protetor ou guardião, logo Álvaro significa aquele que tudo protege ou aquele que a todos guarda e Alves significaria o filho do protetor de todos ou de tudo.
O brasão representado acima pertence aos Alves e aos Alvares, que dividem o mesmo brasão no armorial lusitano.

13 comentários:

  1. Olá boa tarde: as cores vermelhas em volto dos detalhes representam também o brasão desde a data de sua confecção; representam também o sobrenome ou nada a ver. Ou cada sobrenome usa a cor que quiser.
    Desde já agradeço a informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cores e símbolos nos brasões geralmente representam algo relacionado ao significado do sobrenome, a fatos históricos relacionados à família ou até mesmo a características associadas aos membros da mesma. Quanto aos Alves, o brasão pode ser interpretado da seguinte forma: a águia bicéfala coroada representa a nobreza e o poderio militar, as duas cabeças representam a ideia de união “tanto no Oriente como no Ocidente”, o azul representa a lealdade, o zelo e a caridade, as ondas representam a ligação da família com o mar, a cruz representa cristandade, o ouro é símbolo de nobreza e riqueza.

      Excluir
  2. Bem interessante....Posso fazer mais perguntas kkk.

    ResponderExcluir
  3. Como faço p saber a origem da familia Alves Efigenio

    ResponderExcluir
  4. como faço para ter acesso a imagem do Brasão

    ResponderExcluir
  5. Como faço para saber sobre a família Hilgenberg

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, sou um ALVARO,e gostaria de saber sobre minha ascendência, brasão e possíveis familiares. Meu nome é Renato Alvaro.

    ResponderExcluir
  8. Eu também tenho esse sobrenome que era do pai da minha bisavó Etelvina Alves nasceu em Pernambuco,mãe de Gerson Coêlho do Nascimento e Elodi do Nascimento Soares além do Alves tmabém tinha outros sobrenomes.

    ResponderExcluir
  9. Ary Nelson Alves sou do Paraná muito boas intenções

    ResponderExcluir
  10. Meu Avo Materno se chamava Manoel Alves, qual a origem dele?

    ResponderExcluir