sexta-feira, 1 de maio de 2015

Brasão da Família Schulz (Schulz Familienwappen)

O sobrenome Schulz ou Schultz está relacionado à antiga função de Schultheiß, que era um tipo de prefeito que existia na Suíça, Alemanha, Flandres, Polônia, Holanda e demais regiões sobre influência germânica como as atuais Repúblicas Checa e Eslovaca.
 O Schultheiss, por vezes chamado de Schulze, era o encarregado de recolher os impostos e a execução de sentenças, ou seja, além de exercer a autoridade administrativa, também servia como juiz. Na Idade Média eles acumulavam muita autoridade e prestigio, atuando como oficial de polícia, magistrado, oficial de justiça e prefeito, o cargo se manteve até 1930 quando foi extinto na Alemanha.
O ofício de Schultheiss gerou um dos mais comuns sobrenomes alemães e com numerosas variantes de acordo com a pronúncia e ortografia regional, tais como Schulz, Schulze, Schulte, Schult, Schultz, Schultze, Schulzeck, Schulten, Schuldt, Schulthess, Scholtes, Schotes, Schultheiss, Schultheis.

Há famílias Schulz em todos os países onde o cargo existia, desta forma existem muitos brasões para as famílias Schulz de diferentes regiões, acima o brasão da família Schulz da Saxônia, com um fundo azul, com três montes verdes e três espigas douradas, e ao lado o brasão em prata e vermelho pertence a  família Schulz da Áustria.

28 comentários:

  1. Respostas
    1. Ola! Você pode conferir a postagem sobre a família Verçosa em: http://brasaodefamilia.blogspot.com.br/2015/05/brasao-da-familia-verzosa.html

      Excluir
  2. Olá, este sobrenome está relacionado aos sobrenomes Schott ou Schottz? São duas famílias de Nova Friburgo - RJ
    Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  3. Olá. Teria informação da origem do sobrenome Schuhli, ou como era grafado com trema "Schühli". A origem da família, quando veio, já conhecemos, gostaria de saber mesmo a origem do sobrenome e se há um brasão. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Meu sobre nome era pra ser Schulz mais na hora do registro registraram errado

      Excluir
    2. Gostei, queria saber qual é o brasão da minha

      Excluir
  5. Olá, você teria o Brasão da família Guilcher, Gilcher ou Gücher?

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe é de sobrenome Schulz queria saber de onde partiu o navio da Alemanha que cidade vieram avó era Berland se casaram Jaraguá do Sul tem muita curiosidade queria juntar família fazer festa do tipo encontro meu telefone 011 982064807

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, meu sobrenome é Schulz, e eu moro em Jaraguá do Sul, SC...meus avós eram Guilherme Schulz e Ondina Schulz, antes de morar em Jaraguá do Sul vieram do RS depois PR....

      Excluir
  7. Vocês podem me responder se a família schörner tem alguma relação com a família Schultz/schulz

    ResponderExcluir
  8. Vocês podem me responder se a família schörner tem alguma relação com a família Schultz/schulz

    ResponderExcluir
  9. Que legal, amei saber do significado do meu sobrenome

    ResponderExcluir
  10. Olá meu nome é Hilário Schulz como faço para conseguir a foto do brasão Deutöchland Schulz

    ResponderExcluir
  11. Olá sou da família Schulz minha vo veio dúvida da guerra da Alemanha junto com meu avô Gustavo BUSS

    ResponderExcluir
  12. Ola sou da familia schultz neta de artur schulz

    ResponderExcluir
  13. Olar sou da farmilia Schulz amei o brasão

    ResponderExcluir
  14. Será que todos com o sobrenome Schulz pertence a uma família só?

    ResponderExcluir
  15. Meu nome : Karl Heinz Schulz
    Meu avô : Lothar Schulz
    Alguém com algum parentesco ?

    ResponderExcluir
  16. Nome: Diego Schuz, alguém com sobrenome assim?

    ResponderExcluir
  17. Obrigada por compartilhar estás informações sobre a origem do nosso sobrenome! Sou Schulz que emigraram diretamente para Joinville SC

    ResponderExcluir