sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Brasão da Família Laux (Armes de la famille Laux)

O sobrenome Laux é patronímico e está relacionado ao nome latino Lucas, que por sua vez significa "o que vem da Lucânia (uma região no sul da Itália)" ou "lucano", outros dizem que Lucas seja derivado do nome Lúcio, que significa "luminoso" ou "iluminado".
O nome Lucas ganhou fama durante a Idade Média devido a São Lucas, o Evangelista, que segundo a tradição escreveu  Evangelho de São Lucas e o livro de Atos dos Apóstolos. Era um costume medieval batizar os filhos durante o Período Medieval com nomes dos santos, assim Lucas ganhou diversas formas ortográficas nos idiomas da Europa.  Laux é uma variação germânica do nome, existindo grafias semelhantes a essa na Alemanha e França, porém teria nascido em Angoumois, uma antiga província na França, a família Laux.
Há quem diga que família francesa Laux existe desde o século XI, porém existem mais referências a ela a partir do século XVI, esta família surgiu no sul da região de Nova-Aquitânia, entre o antigo Condado de Périgord e a província Bearne. Também há a hipótese que os Laux teriam vindo da Alemanha e seriam descendentes da família protestante Lauxes, o que explicaria o envolvimento dos Laux com os huguenotes.
Os huguenotes eram os protestantes franceses, em sua maioria calvinistas, que na época eram proibidos de erguerem suas próprias igrejas, para suas reuniões eles deviam ir para fora dos muros da cidade ou encontrar refúgio na casa de um nobre, membros da família Laux teriam patrocinado serviços religiosos huguenotes em suas casas e  lutado ao lado de outras famílias em defesa de sua causa religiosa, uma vez que a nobreza  não tinha risco de ter suas casas devastadas e queimadas.
Quando o rei Luís XIV da França iniciou com sua política para intimidar o huguenotes e re-convertê-los ao catolicismo, muitos Laux deixaram a França buscando abrigo nos países protestantes vizinhos, como a Inglaterra, Suíça e principalmente a Alemanha, já que os Condes do Palatinado alemão se mostraram a favor da causa dos huguenotes.
Os Laux associavam a si o brasão acima, que teria sido dado ao ilustre Jean du Laux, também citado como Jeanne du Laux, que recebeu um escudo em prata semeado com besantes azuis, sobre esse um outro escudo de ouro que contém um carvalho com um leão vermelho em sua base.

3 comentários:

  1. Olá! Gostaria de saber o brasão da família Negrello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponível em: http://brasaodefamilia.blogspot.com.br/2017/03/brasao-da-familia-negrelli-stemma-della.html

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber da minha família: os Jasniewicz...
    Muito obrigado!
    Conde Eduardo Jasniewicz

    ResponderExcluir